No ano de 1980, Ernesto e sua Esposa Ely se casaram e vieram residir na atual localidade, sendo a apicultura uma das atividades que o jovem casal exercia porem de maneira artesanal e com conhecimento limitado ao qual Ernesto aprendeu com seu avo e o bisavô que já trabalhavam com abelhas. Passado alguns anos Ernesto viu a necessidade de se aprimorar e ampliar a atividade, já q estava se tornando uma boa fonte de renda para a família.
Com bastante conhecimento no ramo, a família decidiu ampliar os negócios até a criação da casa do mel. Cada detalhe a casa do mel foi pensado, inclusive o nome que estampa os rótulos dos deliciosos potes de mel.
A casa do mel, Apiário Theobald iniciou suas atividades no dia 19 de maio de 2002, com selo de inspeção federal, na época já contava com 400 colméias e 70 famílias parceiras, nos municípios próximos.
Após vários anos com altos e baixos viu-se a necessidade da diversificação de atividades, sendo então implantado o pomar de nozes pecan no ano 2010, com 350 arvores na propriedade e mais a parceira com outros produtores de mais 700 arvores no município.
Em 2013 teve uma ampliação na criação das abelhas sem ferrão, iniciando assim com mais espécies, jataí, mandaçaia, Mandaguari, manduri, emerina, borá, irai, mirim negriceps, guiruçu e mirim droriana. No inicio mais como hobi e pro preservação das espécies, algumas já em ameaça de extinção. Mas com o passar do tempo foi sentido a necessidade de ampliar e produzir mel e própolis destas abelhas.
No ano de 2018 o filho de Ernesto, Daniel começa mais a fundo a parte da sucessão da atividade e optando pro permanecer no campo.
Após 22 anos da implementação da casa do mel na propriedade, atualmente são aproximadamente 540 caixas de abelhas Apis e 1700 colméias de abelha sem ferrão.
Em 2024 com a plantação de nozes tendo uma boa produção e também as abelhas em ferrão com boa produção, foi tomada a decisão de ampliar os produtos disponibilizados pela família Theobald, com a Aprovação do registro da própolis, do mel de abelha sem ferrão das seguintes espécies: jataí, mandaçaia, Mandaguari, manduri, emerina e borá. E também das nozes descascados e nozes caramelizados.
A safra do mel começa entre setembro dezembro, onde é possível desfrutar de um mel extremamente saboroso. Mas é nos meses de novembro e dezembro que a safra se potencializa.